Blog

Saúde e bem-estar

Por que ensinar seu filho(a) a cuidar da saúde na infância?

Por que ensinar seu filho(a) a cuidar da saúde na infância?

Todos os valores e hábitos que você passa para o seu filho(a) durante a infância serão levados por ele(a) ao longo da sua vida inteira, por isso ensiná-lo(a) a cuidar da saúde é tão importante. Porque o cuidado com a saúde deve ser constante e preventivo para que se possa obter uma vida longa e saudável, e não pode ser algo que só acontece de vez em quando ou quando os problemas manifestam sintomas (onde as chances de uma boa intervenção serão muito menores).

Além de oferecer uma alimentação saudável e incentivar a prática de atividades físicas, é importante manter atualizados os exames de:

  • Urina: para investigar infecções, perda de proteína, presença de açúcar e alteração assintomática que tenha relação com problema renal;
  • Hemograma: para rastrear indícios de anemia;
  • Plaquetas: para verificar o processo de coagulação;
  • Colesterol e Triglicérideos: para avaliar o metabolismo de gorduras e lipídeos;
  • Fezes: para detectar a presença de parasitas;
  • Glicemia de jejum: para checar a possibilidade de diabetes;
  • TSH: para detectar alterações na produção de hormônios da tireoide;
  • Uréia e Creatinina: para avaliar a função renal;

Realizar exames de rotina é um comportamento que deve estar inserido no cotidiano do seu filho(a), pois também é necessário avaliar a saúde das crianças, já que não é pelo fato de serem jovens que não possuem chances de enfrentar alguns problemas nesta área. Vale ressaltar que a negligência em relação aos exames pode levar à descoberta tardia de doenças graves, bem como interferir na qualidade do tratamento.

Sabemos que muitas crianças temem a agulha na hora de coletar exames, e por isso é fundamental que os pais encorajem os filhos a encararem a dor e a aflição desse momento em nome de sua saúde, demonstrando empatia e carinho para que este momento possa acontecer da melhor forma possível, sem assustá-lo, de modo a não causar nenhum trauma com relação a realizar exames na vida do seu filho(a).

Cultivados esses hábitos durante a infância, eles serão ainda mais consistentes na vida adulta e assim você estará garantindo uma vida de qualidade, repleta de saúde e feliz para o seu filho(a).

E você, lembra qual foi a última vez que seu pequeno(a) fez exames?

Que tal atualizar agora mesmo?

Entre em contato conosco, será um prazer poder contribuir com o cuidado da saúde dele(a)!

× Como posso te ajudar?