Blog

Saúde e bem-estar

Outubro Rosa: mulher, você precisa tirar um tempo para cuidar de você!

Outubro Rosa: mulher, você precisa tirar um tempo para cuidar de você!

O início do mês de Outubro marca também o começo de ações voltadas ao movimento Outubro Rosa, que é uma campanha direcionada a conscientização feminina sobre a importância de inserir hábitos na sua rotina em prol da sua saúde.

Nós do Laboratório Vital acreditamos na relevância destas ações e por isso trouxemos um conteúdo especial para compartilhar com vocês mulheres sobre de que forma estes cuidados podem impactar na sua qualidade e longevidade de vida.

Continue nos acompanhando para saber mais.

O cuidado com a saúde ao longo da vida e a prevenção são a melhor forma de obter uma vida longa e saudável, pois as mulheres passam por diferentes fases e transformações corporais e hormonais ao longo da vida, o que demanda a necessidade e o hábito de realizarem avaliações preventivas periódicas. 

Esclarecido isto, é importante ressaltar também que 70% das decisões médicas são baseadas nos resultados advindos dos exames laboratoriais, já que eles fornecem um parâmetro geral da saúde e possibilitam a detecção precoce de quaisquer alterações e diversas doenças silenciosas, além de prevenir o risco de determinadas doenças e suas eventuais complicações.

Por isso quando compartilhamos e reforçamos a respeito da importância da realização de exames, nosso intuito não está meramente em vender um serviço, mas sim em impactar e promover a sua saúde, garantindo que você possa viver melhor e por muito mais tempo.

A realização de um check-up feminino de maneira regular é um método extremamente eficiente para alcançar os objetivos finais que são a melhoria da qualidade de vida e da sobrevida da mulher.

E nós te explicaremos como isso deve acontecer, acompanhe:

A recomendação é que as primeiras avaliações da mulher sejam feitas a partir da primeira menstruação, iniciando com uma consulta ginecológica com um(a) médico(a) para que este passe as devidas orientações em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cuidados relacionados à contracepção.

Após 1 ano do início da vida sexual é importante realizar anualmente o exame Papanicolau, mais comumente conhecido como preventivo, que ajuda a detectar verrugas, infecções por fungos e herpes genital, bem como o câncer de colo de útero e demais alterações.

Assim como o exame preventivo, é imprescindível a realização do Ultrassom Transvaginal, já que este é o exame responsável por verificar o útero, as trompas e os ovários, onde ajuda a encontrar miomas, cistos e tumores, além de auxiliar no diagnóstico da endometriose.

A partir dos 35 anos também é preciso inserir a realização do Ultrassom de Mamas na rotina de cuidados, bem como a Mamografia a partir dos 40, já que estes são os maiores aliados na prevenção do câncer de mamas, que juntamente com o câncer de colo de útero são os tipos de câncer que mais levam mulheres a óbito no Brasil.

A periodicidade desses exames também poderá sofrer modificações de acordo com a conduta que o seu médico achar necessária, já que ele conhecerá todo o seu histórico clínico e familiar e outros pontos importantes a respeito da saúde do seu organismo que necessitam de atenção.

Além disso, vale salientar que além da realização destes exames de modo regular é ideal manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas para que os cuidados médicos possam impactar de uma forma ainda maior na melhoria e promoção da sua saúde.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com uma amiga que também precisa saber disso!

Voltamos na semana que vem com mais conteúdo para te ajudar a usufruir de uma vida mais saudável.

Até mais! 😉

× Como posso te ajudar?