Blog

Exames

Mitos e Verdades sobre os exames laboratoriais!

Mitos e Verdades sobre os exames laboratoriais!

Sabemos que na hora de realizar exames laboratoriais sempre surgem algumas dúvidas, muitas delas relacionadas a mitos e verdades que circulam entre as pessoas.


E como muitas delas são importantes e podem inclusive impactar no resultado dos exames, queremos compartilhar com vocês as que achamos mais relevantes da forma correta, para que não ocorra nenhum equívoco nesse momento tão importante que é cuidar da sua saúde através da realização de exames laboratoriais. Com o intuito de lhe ajudar a realizá-los com segurança, queremos sanar algumas dúvidas. Vamos conferir?


“Exames laboratoriais são necessários mesmo quando realizados para avaliação do estado da saúde de uma pessoa aparentemente saudável.”
VERDADE. A utilização dos exames com esta finalidade auxilia a detecção precoce de diversas doenças e alterações, e permite uma intervenção mais eficaz antes mesmo de surgirem suas complicações graves. Isso resulta na redução do custo da assistência à saúde e ainda garante uma excelente qualidade de vida às pessoas por um período prolongado de sua vida.


“Não existe nenhum problema em fumar antes de fazer exames laboratoriais.”
MITO. O fumo pode alterar alguns testes, como a dosagem de glicose. Por isso é recomendado que o paciente não fume no dia do exame.


“Fazer exame de imagem antes da coleta de sangue não é permitido.”
VERDADE. A recomendação é que os exames de laboratório sejam feitos antes da realização dos exames de imagem ou após 72 horas depois de realizado.


“É preciso ter uma dieta mais saudável na semana que precede o exame.”
MITO. A recomendação médica é para que os pacientes mantenham uma alimentação normal, sem grandes alterações na dieta habitual durante, pelo menos, os 15 dias que antecedem o exame. Do contrário, os resultados obtidos podem não condizer com o real estado de saúde do paciente.


“Bebidas alcoólicas devem ser suspensas até 72 horas antes dos exames.”
VERDADE. O consumo de álcool pode interferir nos resultados do colesterol e glicose, porque interfere no metabolismo dos açúcares.


“Chá ou café sem açúcar não interrompem o jejum.”

MITO. Qualquer alimento (com exceção da água) ao ser ingerido, interfere no resultado dos exames, pois podem modificar algumas dosagens bioquímicas.


Gostou do conteúdo? Compartilhe essas informações nas suas redes sociais ou com um(a) amigo(a) que também precisa saber disso!
Qualquer dúvida entre em contato conosco, será um prazer conversar com você.
Até a próxima semana!

× Como posso te ajudar?