Blog

Saúde e bem-estar

Intolerância à lactose: entenda sobre esse problema!

Intolerância à lactose: entenda sobre esse problema!

A intolerância à lactose é um problema que atinge mais da metade da população, onde muitos ainda não sabem que a possuem por conta da dificuldade de compreender os sintomas.

E por isso escolhemos este tema, para lhe ajudar a detectar se esta condição tem afetado o seu cotidiano. Quer saber mais? Continue lendo o conteúdo especial que preparamos para você.

A lactose é o açúcar predominante no leite e derivados lácteos e é utilizada como fonte de energia para o desenvolvimento do sistema nervoso central, facilitando a absorção de cálcio, fósforo e vitamina D, além de auxiliar na retenção de cálcio e prevenir a osteoporose. 

O problema acontece quando há a incapacidade parcial ou completa do organismo em digerir esse açúcar, um papel realizado pela enzima lactase. O que ocorre é que em alguns casos o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente essa enzima, que é responsável pela quebra e decomposição da lactose no organismo.

Dessa forma, a lactose chega no organismo inalterada, onde se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases intestinais, promovendo maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.

-> É importante ressaltar que a intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite!

Na intolerância o problema está na falta da enzima que digere a lactose (um açúcar), enquanto na alergia acontece uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite da vaca. Além disso, a intolerância é mais comum em adultos e idosos e a alergia ao leite em crianças, mais comum em bebês.

A maioria dos sintomas de intolerância à lactose estão relacionados ao sistema digestório e os mais comuns são distensão abdominal, cólicas, diarreia, flatulência (excesso de gases), náuseas, ardor anal e assaduras (por conta de fezes mais ácidas). Mas, a dor de cabeça também pode acontecer.

Os sintomas costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão de leite e seus derivados, como: queijos, manteiga, creme de leite, leite condensado, requeijão, etc. E também de alimentos que contêm leite em sua composição: sorvetes, cremes, mingaus, pudins, bolos, etc.

A intolerância à lactose não é uma doença, mas sim uma disfunção que pode ser controlada através de uma dieta que suspende a ingestão do leite e derivados com a junção de medicamentos específicos.

O diagnóstico desta condição conta com a realização de exames como: teste de intolerância à lactose, teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes, juntamente com um acompanhamento médico.

Por isso, se você nota alguns dos sintomas acima de forma recorrente na sua rotina, é hora de ficar atento. Você pode estar sofrendo desse problema. Procure um médico especializado e coloque seus exames em dia!

Gostou do conteúdo?

Continue nos acompanhando, na próxima semana traremos mais dicas para te ajudar no cuidado com a sua saúde.

Ah, e não esqueça de compartilhar com um(a) amigo(a) que também vai achar este conteúdo interessante.

Até a próxima semana! 😉

× Como posso te ajudar?